logo

Cirurgias da Coluna

Apenas após o correto diagnóstico é que podemos iniciar o tratamento adequado, o qual na grande maioria das vezes é realizado com êxito, sem a necessidade de tratamentos cirúrgicos.

Quando a situação demonstra a necessidade de tratamentos cirúrgicos, existe uma grande variedade de opções técnicas, cada qual se encaixando melhor em determinadas doenças, sendo também frequente a necessidade de associação de mais de uma técnica cirúrgica para o tratamento. Dentre as técnicas cirúrgicas usualmente realizadas, podemos destacar:


Microdiscectomias: São cirurgias realizadas de maneira minimamente invasiva, onde o objetivo principal é a ressecção da hérnia discal e descompressão neurológica. Existem técnicas microscópicas, endoscópicas e percutâneas.

Nucleoplastias e ânuloplastias: São cirurgias realizadas de maneira percutânea, endoscópicamente ou não, onde o objetivo principal é a diminuição do conteúdo discal com o controle da dor gerada pela degeneração discal em questão.

Rizotomias: São cirurgias realizadas de maneira percutânea, onde o objetivo principal é a realização de desnervação das articulações facetárias (articulações entre as vértebras), promovendo alívio das dores geradas pelas alterações degenerativas das articulações em questão.

Infiltrações: São semelhantes às infiltrações medicamentosas de grandes articulações, porém, por tratar-se de estruturas pequenas e próximas à estruturas delicadas, são realizadas geralmente em ambiente cirúrgico e sob controle radiológico.

Laminectomias, laminoplastias e foraminectomias: São cirurgias, endoscópicas ou com acesso tradicional, realizadas com o objetivo de descomprimir o canal vertebral ou forâmes neurais, onde estão as raízes nervosas ou a medula.

Artrodese: A cirurgia de artrodese tem como objetivo principal a indução da consolidação de determinada articulação, com a estabilização (fixação) da mesma, retirando-se assim um movimento fora do normal desta articulação, que gera dor. Esta técnica permite ainda a correção de deformidades da coluna vertebral (por exemplo, escolioses e hipercifoses). A Artrodese pode ser realizada tecnicamente por via cirúrgica posterior, póstero-lateral, lateral, anterior ou associadas, e nestas, minimamente invasivas ou com acesso tradicional. Cada via cirúrgica pode apresentar uma variedade de diferentes materiais especiais utilizados para a indução da artrodese.

Artroplastia ou Discoplastias: São técnicas cirúrgicas onde o principal objetivo é a substituição de um disco intervertebral por uma prótese discal, visando a preservação do movimento articular.

Estabilizações dinâmicas: São cirurgias que visam promover um aumento da estabilidade articular com a utilização de dispositivos cirúrgicos, gerando alívio das dores por promover uma maior estabilidade articular. Establizações dinamicas

Vértebroplastias e Cifoplastias: São cirurgias percutâneas, minimamente invasivas, realizadas quando a origem da dor é uma determinada fratura da coluna vertebral. Consiste na infiltração óssea de “cimento” (substância semelhante à um “acrílico”), com a prévia correção do achatamento da vértebra fraturada ou não. Não são realizadas nas regiões cervical e algumas vértebras torácicas.







Vila Mariana - São Paulo Rua Cubatão, 86 Sala 1104 - 11º andar Vila Mariana - CEP 04013-000

Aguardamos seu contato

(11) 3889-9750

(11) 3889-8468

(11) 94146-8946

Cirurgias

Formulário de contato

Preencha o formulário abaixo que, em breve, entraremos em contato.



Dr. Renato Scapucin Sorpreso - CRM 101942

Site desenvolvido pela
designKapital